segunda-feira, 21 de novembro de 2011

“ o ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada,escapa-lhe a dimensão do sonho,da força comunicadora dos objetos à sua volta...” PCN –Arte.

A transformação da matéria-prima em objetos úteis, é a atividade do artesão.
        O artesão inventa, faz instrumentos, descobre processos, que favorecem seu trabalho.
        O artesanato é uma atividade prática, fonte de produção, e conjunto de maneiras pelas quais a coisa é feita, tem em si função social, artística, pedagógica, moral, terapêutica, cultural e psicológica.
Do pseudocaule da bananeira é possível extrair vários tipos de palhas, cada uma com uma característica diferente: as palhas mais finas (utilizadas para dar acabamento, costurar, adornar, etc.) são chamadas de filé e contra filé; as mais grossas (utilizadas para trabalhos mais rústicos) são chamadas de palha inteira; das três camadas que é constituída a palha inteira retira-se a palha interna (menos resistentes), a redinha (toda vazada) e a palha raspada (extremamente resistente). Depois é preciso pendurá-las ou esticá-las para secar ao sol, não podendo pegar chuva nem orvalho, ou seja, é preciso ter dois lugares definidos para a secagem; um local a céu aberto e outro local protegido da umidade. 

        As palhas são utilizadas para a manufatura do artesanato das mais diferentes formas possíveis, de acordo com a criatividade do artesão. Combinando palhas e outros materiais (bambus, cipós, sementes, etc...) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário