sábado, 21 de abril de 2012

Amambai MS Artesanato

     

       O fazer artesanato começa desde muito cedo,quando brincamos de construtores.Confeccionamos  pequenas idéias ,pequenos carrinhos de caixas,bonecas de pano,petecas e por aí afora...Tudo gera alegria,nem estamos tão preocupados com a estética ou a opinião alheia...naquele momento basta um protótipo,que aos olhos infantil a criação está ótima.
      Quando crescemos e a arte continua em nosso espírito,para cada objeto feito,minunciosamente detalhado,existe criação,trabalho e criatividade.Segundo Walter Gropius,1919 afirma : Não há nenhuma diferença essencial entre artista e artesão,o artista é uma elevação do artesão,,a graça divina, em momentos de luz,faz florescer inconscientemente obras de arte,entretanto a base do saber fazer é indispensável para todo artista.Então encontra-se a fonte da criação artística.
    O que impede o artesão experimentar conhecer novas técnicas e acrescentar conceitos aos seus trabalhos?
E o artista de reconhecer que o primeiro experimentador foi aquele que diante de uma necessidade física  ou emocional arriscou criar, dito aqui como artesão,arte primitiva.
    Que o ato criar,fazer arte, arriscar, conhecer , esteja em mim.
    Quando entro na casa de um artesão,ou vejo suas obras, a primeira pergunta que vem  a minha mente é..mas o que lhe faltava para ter criado este artesanato? Que mensagem transmite sua arte?




    Denise Larsen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário