terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mulheres comemoram a conclusão do curso de artesanatos com fibras de bananeiras.



Postado por  on Oct 31st, 2011 and filed under DestaquesParanhos. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. vc pode seguir qualquer resposta para esta entrada através da....
 
Aconteceu n a tarde da última sexta feira (28/10) a entrega dos certificados do curso de fibra de bananeira a 15 mulheres atendidas pelo CRAS, cujo curso foi realizado dentro do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família) Vinculado à Secretaria de Ação Social de Paranhos MS, teve a duração de 15 dias com 08 horas diárias e foi ministrada pela professora Denise Maria Batistti Laersem.
 “Esses artesanatos são uma opção de renda a mais para essas mulheres, já temos em nosso município a Padaria Comunitária, a Malharia Comunitária, por que não pensarmos já em termos a casa da artesã comunitária? A Prefeitura municipal no mandato do Prefeito Dirceu Betoni, nunca mediu esforços em apoiar iniciativas que trazem benefícios em qualquer área da sociedade e neste caso não será diferente, vejo com bons olhos termos em nossa cidade um espaço onde poderá ser comercializada a produção dessas mulheres num futuro próximo.” Destacou Elaine.
 “Eu estou muito contente com a oportunidade que a prefeitura me deu de realizar mais esse curso, será de muito valia para mim, pois já trabalho com artesanato e eu sonhava em aprender essa modalidade.” Comentou Adriana Bronzim, uma das senhoras que concluiu o curso.
 A modalidade que Adriana refere é a fibra de bananeira, com ela as mulheres aprenderam fazer bolsas, chapéus, pulseiras, colares, vasos com flores, cestas, prendedores de cabelo é uma infinidade de outros objetos que são possíveis de fazer usando a criatividade.
 Estiveram na cerimônia de encerramento do curso a Primeira dama Elaine do Carmo Buscioli Bettoni  , vereadora Wanderléia CATTO  , Sueli Teixeira, Paulo Sergio Catto, secretario de saúde, Juliana Psicóloga do CRAS, Edneia  Assistente Social do CRAS, Ana Maria Falavigna, Secretaria de Educação, Fátima Dantas diretora de Cultura e Márcia Cristina Wentz da Silva, Coordenadora do PETI local.

Feira de artesanato em Mato grosso Do Sul


Por Oscar Neto
Foto divulgação




A partir das 19h de hoje (18), a sobreloja do Memorial da Cultura e Cidadania de Campo Grande receberá o primeiro dia da 5ª Feira Natalina do Artesanato de Mato Grosso do Sul. O encontro reunirá milhares de opções de presentes e artigos natalinos para as festas de fim de ano, até o dia 16 de dezembro.



Peças de várias técnicas vindas de
diferentes municípios integrarão a mostra


Várias cidades do interior do Estado que tiveram capacitação artesanal pelo projeto Artesania terão representantes entre os expositores, entre eles nativos de Porto Murtinho, Cassilândia, Ribas do Rio Pardo, Iguatemi, Corumbá, Rio Verde, Nova Alvorada, Maracaju, Guia Lopes, Ivinhema, Coxim, Eldorado, Jaguari e Bodoquena.

Os artigos apresentados incluem flores de camalote e de madeira, bijuterias, jogos americanos, mandalas, chinelos decorados, artesanatos em madeira, guirlandas, panos de prato, luminárias, tapetes, anjos e bonecas em cerâmica, artigos em cabaça, bolsas de lona, tecelagem, trabalhos em argila, fibras e diversas opções com inspirados no Natal.

A festa de inauguração será marcada pela apresentação da banda local Alma Latina.

Após esse primeiro dia de programação, o evento passa a acontecer de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

Serviço:Memorial da Cultura e da Cidadania - Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, Amambaí, Campo Grande (MS).
Informações (Gerência de Atividades Artesanais): tel.: (67) 3316-9333.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A atividade de recorte e colagem distingue-se essencialmente como uma forma de comunicação, pois a criação artística se realiza em momentos singulares, intraduzíveis, do artista ou do espectador .







Na  modalidade artística de  recorte, colagem, tendo a opção do EVA como material básico para manuseio desenvolve-se habilidades psicomotoras, trabalhando com linhas,formas, cores e texturas..









































patchwork , arte diferenciada e bela


Caixa decorada em Patcwork,,com tecido,pintura,e desenho em relevo.


      Para adquirir qualquer produto deste blog, vc entra em contato pelo telefone(67) 91005100,ou email dmbbattisti@hotmail.com ,será especificado o produto desejado (sendo salvo a negociação em documento )passado a você o número da conta para depósito,guarde seu comprovante,após confirmação de depósito,seu produto será enviado o mais breve possível,(dia ÚTIL seguinte ao depósito),cabendo a vc os encargos com frete,para todo produto que estiver a disposição para venda. Para encomendas será estipulado tempo de conclusão. (SERÁ GUARDADO POR O COMPROVANTE DE ENVIO PELOS CORREIOS,sendo colado o endereço que foi passado pelo cliente.).

















“ o ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada,escapa-lhe a dimensão do sonho,da força comunicadora dos objetos à sua volta...” PCN –Arte.

A transformação da matéria-prima em objetos úteis, é a atividade do artesão.
        O artesão inventa, faz instrumentos, descobre processos, que favorecem seu trabalho.
        O artesanato é uma atividade prática, fonte de produção, e conjunto de maneiras pelas quais a coisa é feita, tem em si função social, artística, pedagógica, moral, terapêutica, cultural e psicológica.
Do pseudocaule da bananeira é possível extrair vários tipos de palhas, cada uma com uma característica diferente: as palhas mais finas (utilizadas para dar acabamento, costurar, adornar, etc.) são chamadas de filé e contra filé; as mais grossas (utilizadas para trabalhos mais rústicos) são chamadas de palha inteira; das três camadas que é constituída a palha inteira retira-se a palha interna (menos resistentes), a redinha (toda vazada) e a palha raspada (extremamente resistente). Depois é preciso pendurá-las ou esticá-las para secar ao sol, não podendo pegar chuva nem orvalho, ou seja, é preciso ter dois lugares definidos para a secagem; um local a céu aberto e outro local protegido da umidade. 

        As palhas são utilizadas para a manufatura do artesanato das mais diferentes formas possíveis, de acordo com a criatividade do artesão. Combinando palhas e outros materiais (bambus, cipós, sementes, etc...) 

domingo, 20 de novembro de 2011

Monitorando um dos meus Cursos

                                                Conclusão do curso de fibras.









Entrega de Certificados aos  participantes.




























Aplicação da palha na tela